Vivemos em uma sociedade com relações muito complexas, com muitas nuances e, que podem variar diariamente, fato marcante desde o inicio da pandemia do coronavirus no mundo.
Práticas até então presentes e necessárias no cotidiano dos indivíduos precisaram ser alteradas e outras foram incorporadas na rotina do dia a dia.

Uma destas alterações, sem dúvida foi o papel da internet na vida dos sujeitos.
Consequentemente, o acesso à internet, até então, considerada muito importante, a partir da pandemia, se tornou fundamental para a vida social, em um momento que as pessoas precisaram ficar isoladas em casa.
Esse processo mostrou a complexidade das tecnologias digitais, e que, através dela, principalmente a internet, podemos desenvolver várias atividades:
- Ter acesso às informações mundiais (com destaque para as relativas ao COVID-19) ;
- Possibilita o desenvolvimento do teletrabalho;
- Permite a educação à distância;
- Ter acesso e relação afetiva e de trabalho com outras pessoas;
- Promove a conexão com os aplicativos para a compra de refeições/alimentos, dentre outros exemplos.
Veja também: Como o COVID-19 está mudando o mundo
Veja também: Pandemia do Covid-19 coloca em risco a luta por igualdade de gênero
Segundo a UNESCO, a pandemia de COVID- 19 tem lembrado o mundo sobre a importância da internet como uma janela para a educação, o acesso à informação, saúde, cultura e a inúmeros outros aspectos da vida diária.
A ONU enfatiza o papel crucial da tecnologia digital no mundo durante e após a pandemia, e a responsabilidade coletiva de conectar quem não está conectado, proteger os vulneráveis e marginalizados e respeitar os direitos humanos na era digital.
Um fator negativo que é necessário destacar é o hiato digital provocado entre quem está online e offline. Esse processo ameaça se tornar a nova face da desigualdade, reforçando desvantagens sociais e econômicas (UNESCO).
Um fluxo livre de informações digitais para todos, e em todos os lugares, é uma questão de vida ou morte se as pessoas não puderem acessar informações essenciais de saúde – e informações confiáveis de forma mais ampla, salientou a agência das Nações Unidas.
Contudo, nas últimas semanas, tem se observado o aumento de tendências que restringem espaços para uma Internet aberta e livre, lembrou. À medida que surgem restrições online no mundo todo, a universalidade da Internet está em perigo.
A preocupação é que caso se mantenha o acesso desigual ou restrito do acesso à internet, aumentando a desigualdade social em seu sentido mais amplo.
Fonte: UNESCO
Acompanhe notícias, novidades, concursos, processos seletivos e muito mais. Todas as novidades do Serviço Social você encontra aqui, no SESO Notícias. Siga nossos canais e acompanhe todas as novidades.