Dicas de Livro: atualização profissional; assessoria e consultoria

Nessa seção, são indicados livros importantes para o Serviço Social. Hoje os destaques são: "Contribuições à atualização profissional de Assistentes Sociais: Questões Comentadas de Concursos (Vol. 1 e 2)" e "Assessoria, Consultoria & Serviço Social".

Assistente Social indica… livros é o espaço para o/a profissional destacar livros/ebooks na sua área de atuação e/ou de discussão e que considera necessários para um aprofundamento teórico e ético político profissional.

Nesta semana, a profissional convidada é Tatiana Maria A. Fonseca, Assistente Social graduada pela UERJ. Doutora e Mestre em Política Social pela UFF. Pós-Doutora pelo CLAVES/FIOCRUZ em Saúde Pública. Atua como coordenadora pedagógica do NEZO Educacional, Assessoria e Consultoria/ InoveSaber.

Em suas indicações, Tatiana Fonseca destaca temas necessários para constantes atualizações que assistentes sociais, e até mesmo graduandos, necessitam para enfrentar os desafios que se apresentam cotidianamente no exercício profissional.

Nessa semana, os livros indicados são: “Contribuições à atualização profissional de Assistentes Sociais: Questões Comentadas de Concursos (Vol. 1 e 2)” e “Assessoria, Consultoria & Serviço Social”.


Nas páginas de Contribuições à atualização profissional de Assistentes Sociais: Questões Comentadas de Concursos (Vol. 1 e 2) da Ed. Autografia, o/a Assistente Social e estudante de Serviço Social encontrarão reflexões importantes sobre temáticas relativas ao Serviço Social.

Contribui para qualificação e atualização profissional dos assistentes sociais e também para quem está se preparando para os diversos certames da área.

A coletânea é resultado de pesquisas e experiências profissionais de um conjunto de assistentes sociais, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, por meio de textos teóricos, seguido de questões comentadas de concursos públicos.

As organizadoras Adriana Medalha Perez e Tatiana Maria Araújo da Fonseca abordam temáticas relevantes para o exercício profissional do Serviço Social e, consequentemente, necessárias para o processo de ensino e aprendizagem.

Fruto da experiência de 10 anos sistematizando metodologias de estudos em bancas como IBAM, AOCP, Prefeituras, Tribunais, CESPE/Cebraspe, Residências, dentre outros.

São capítulos que vão debater os Fundamentos do Serviço Social, Estado e as Políticas Sociais (Debate/Conjuntura), Políticas de Seguridade Social(Assistência Social, Saúde e Previdência Social) , Debate sobre Legislações Sociais (ECA, Estatuto do Idoso, / Pessoa com Deficiência), Assessoria/Consultoria em Serviço Social, Interdisciplinariedade, dentre outros.

Em tempos conservadores, esta obra coletiva se propõe a contribuir para um processo de educação permanente de forma crítica e comprometida com o projeto ético-político.

Link para livro (Volume I): clique aqui
Link para o livro (Volume II): clique aqui


Veja também: Assistente Social indica… O Serviço Social na história e o Ensino em EAD .


Essa obra da Editora Cortez, Assessoria, Consultoria & Serviço Social organizada pelos professores Maurílio Castro de Matos e Maria Inês Souza Bravo, teve sua primeira edição em 2006 (por outra editora) e a segunda em 2010 pela Cortez.

Tornou-se uma referência no debate sobre o exercício da assessoria e da consultoria, ora já identificado na Lei de Regulamentação da profissão (Lei n. 8.662/93) como competência e atribuição privativa do Assistente Social.

Vários autores nessa obra trazem diferentes sistematizações em diferentes espaços sócio ocupacionais do Serviço Social como Ney Luiz Teixeira de Almeida e Marco Duarte dentre outros assistentes sociais.

É uma obra que traz historicamente um balanço da literatura a temática da assessoria e consultoria, que se inicia na década de 1970 com Balbina travestida de um formato mais relacionado à supervisão, avança, amadurece e tem seu auge na segunda metade da década de 1990, bem como nos anos 2000 ela continuou presente, e no início do século XXI continua atualíssima e merecedora de apropriação teórico-metodológico, técnica-operativa e ético-política.

A maioria dos textos escritos nesse período baseia-se em relatos de experiências de atuações em congressos, universidades, contudo, não há uma clareza conceitual sobre os termos.

Nessa produção a temática é tratada como uma possibilidade de trabalho posta aos Assistentes Sociais para a efetivação do seu atual Projeto Profissional (PEP).

Dessa forma é atribuição privativa do Assistente Social desenvolver atividades de assessoria e consultoria em matéria de Serviço Social, e tem como objetivo à qualificação das equipes técnicas, e um exercício de reflexão no âmbito profissional.

Vale a pena a leitura em uma conjuntura desafiadora como a do século XXI que propicia e favorece a compreensão e atuação sobre as demandas trazidas pelos usuários/classe trabalhadora e como elas podem ser fortalecidas como direitos através dos processos de assessoria e consultoria.

Link para o livro: clique aqui

Deixe seu comentário

Gostou? Compartilhe!

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Bloco Publicidade

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.