Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social e A Intersetorialidade na Agenda das Políticas Sociais

Nessa seção, são indicados livros importantes para o Serviço Social. Hoje os destaques são: "Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social" e "A Intersetorialidade na Agenda das Políticas Sociais".
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assistente Social indica… livros é o espaço para o/a profissional destacar livros/ebooks na sua área de atuação e/ou de discussão e que considera necessários para um aprofundamento teórico e ético político profissional.

Nesta semana, a profissional convidada é Tais de Paula, Assistente Social graduada UFRJ, Especialização em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais UNB. Atua como analista executivo/Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro e Chefe de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – Suas na Prefeitura de Cantagalo.

Em suas indicações, Tais de Paula destaca conteúdos necessários para o fortalecimento da prática profissional dos/as assistentes sociais, sendo eles, no primeiro livro, os princípios do Código de Ética articulados com a prática profissional e no segundo livro, o debate da intersetorialidade nas políticas sociais.

Nessa semana, os livros indicados são: “Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social” e A Intersetorialidade na Agenda das Políticas Sociais”.


Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social

Em tempos tão sombrios como estamos vivendo o Livro Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social se torna um importante instrumento para nós Assistentes Sociais, pois reafirma a importância do Código de Ética na atualidade a fim de contribuir com a interpretação crítica da vida social e para orientar as nossas atividades profissionais regidas por ele.

O Livro traz os 11 Princípios do Código de Ética acompanhado de excelentes e ricas reflexões de importantes autores do Serviço Social como Elaine Behring, José Paulo Netto, Ivanete Boschetti, Yolanda Guerra, entre outros e foi organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social/RJ.

Tem como um dos pontos chaves incentivar o pensamento crítico indo além da leitura “mecânica” do Código de ética e garantindo o pluralismo em suas discussões.

Link para cartilha: Clique aqui


Veja também: Famílias, redes, laços e políticas públicas e A arte de governar crianças

Veja também: Dicas de Livro: atualização profissional; assessoria e consultoria



A Intersetorialidade na Agenda das Políticas Sociais

O livro é organizado por Giselle Lavinas Monnerat, Ney Luiz Teixeira de Almeida e Rosimary Gonçalves de Souza.

Traz a discussão acerca da intersetorialidade na agenda das políticas sociais que é tão falada e mas pouco praticada, abordando as dimensões e desafios teóricos do debate sobre intersetorialidade e a intersetorialidade no âmbito do sistema de proteção social, da gestão da pobreza e do trabalho, na política de saúde e na política de educação.

É um livro fundamental para os assistentes sociais, principalmente aqueles que atuam nas políticas sociais, pois traz uma visão geral do cenário brasileiro sobre o tema da intersetorialidade nessas políticas, refletindo acerca de programas governamentais, indicadores sociais, relação público privado, reprodução da pobreza, descaminhos da seguridade social, entre outros, promovendo novas possibilidades de reflexão e consequentemente atuação.

Link para o Livro: Clique aqui

Deixe seu comentário:

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Assuntos Relacionados

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.