CFESS lança publicação “Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: formação, condições de trabalho e exercício profissional”

O CFESS lança o e-book “Perfil de Assistentes Sociais no Brasil” com dados sobre o perfil, formação, condições de trabalho e exercício profissional.

O CFESS lança documento, fruto do trabalho das três últimas gestões do CFESS, com a análise dos resultados da pesquisa sobre o perfil da categoria realizado entre os anos de 2016 e 2019.

A elaboração dos textos são de autoria das assistentes sociais e professoras Ivanete Boschetti, Joaquina Barata, Raquel Raichelis e Rosa Prédes.

Acesse o e-book aqui.

Para a presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, a nova publicação é um marco histórico para a profissão, já que a última pesquisa sobre o perfil da categoria é de 2005.

O relatório apresenta informações que possibilitam uma aproximação do perfil profissional de assistentes sociais no Brasil, com base nos dados coletados durante a campanha de recadastramento nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado entre final de 2016 e 2019, por meio do Portal “Viva sua Identidade”.

Dados coletados

Os dados coleados indicam em relação ao perfil, um dos pontos de destaque é que a categoria segue majoritariamente composta por mulheres, mas com ampliação do gênero masculino.

Há também maior incidência de pessoas LGBTQIA+. Além disso, sob o aspecto da religião, assistentes sociais seguem, majoritariamente, professando a fé católica, mas com ampliação de religiões evangélicas.

Também se registra o crescimento significativo do percentual de profissionais que se declaram negras, pretas e pardas.

Quanto à formação, prevalece uma maioria graduada pelo ensino privado e se verifica o aumento de profissionais egressas/os do ensino à distância (EaD), ainda que sejam minoria.

Outro ponto importante foi o aumento da busca profissional pela qualificação e titulação em âmbito de pós-graduação.

Em relação ao trabalho, a maioria declarou possuir apenas um vínculo profissional, predominando baixos salários, especialmente nos municípios, e contratações precarizadas, realizadas por meio de contratos temporários.

Lançamento do e-book

No dia 29 de setembro, às 19h30, o CFESS promoverá uma live especial de lançamento da publicação, com a participação das professoras Ivanete Boschetti, Joaquina Barata, Raquel Raichelis e Rosa Prédes, para um diálogo com a categoria.

Fonte: CFESS

A transmissão on-line ocorrerá pelos perfis do CFESS no YouTube (cfessvideos) e no Facebook (cfessoficial). Quem quiser participar receberá certificado pela atividade.

Fonte: Site do CFESS.

Deixe seu comentário

Gostou? Compartilhe!

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Bloco Publicidade

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.