CFESS na luta contra a desinformação e a fake news

O Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação reforça para os assistentes sociais o compromisso com a democratização da informação.

Em tempos de crescente disseminação de desinformação, especialmente durante o segundo turno das eleições municipais, o combate às fake news tornou-se uma questão central na defesa dos direitos e da democracia no Brasil.

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) convida a categoria de assistentes sociais a refletir e dialogar sobre esse tema no Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, celebrado no último dia 17 de outubro.

A atuação dos(as) assistentes sociais vai além do campo das políticas sociais; envolve também o compromisso com a verdade e a transparência.

Como profissionais que garantem o acesso a direitos, orientam a população sobre políticas sociais e ensinam em cursos de formação, assistentes sociais desempenham um papel crucial na difusão de informações corretas e na educação da população sobre seus direitos.

“A socialização de informações faz parte da dimensão político-pedagógica da profissão e é uma estratégia de trabalho que pode contribuir para a luta contra a divulgação das notícias falsas e a desinformação”, destaca Emilly Marques, conselheira do CFESS e coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho.

Além de seu compromisso com candidaturas alinhadas às lutas por políticas sociais e pela defesa das liberdades democráticas, o Serviço Social também atua fortemente pela democratização da comunicação.

O CFESS, através do Encontro Nacional CFESS-CRESS, reafirmou a importância dessa pauta para a categoria, aprovando deliberações que integram o combate à desinformação à sua agenda de lutas.

O Conjunto CFESS-CRESS possui, ainda, uma Política Nacional de Comunicação, atualmente em sua 4ª edição. Esse documento, construído coletivamente pela categoria, defende o direito à expressão e à informação com diversidade, qualidade e transparência.

O combate às fake news é parte dessa política, pois a garantia de acesso a informações confiáveis e a promoção da verdade são essenciais para que os direitos da população brasileira sejam plenamente assegurados.

Assim, o CFESS convida todos(as) os(as) assistentes sociais a se engajarem nessa luta contra a desinformação, tanto no exercício de suas funções quanto na defesa da comunicação democrática e acessível para todas as pessoas.

Leia a matéria na íntegra no site do CFESS.

Gostou? Compartilhe!

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Bloco Publicidade

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.