Curso “Entenda o Fascismo para ser Antifascista”

Inscrições abertas para o Curso online "Entenda o Fascismo para ser Antifascista" lançado pela Escola de Formação Política Castro Alves.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Escola de Formação Política Castro Alves que oferece cursos de formação básica e avançada nas mais variadas vertentes dentro do Marxismo e teorias críticas sociais está lançando o Curso “Entenda o Fascismo para ser Antifascista”.

Segundo a Escola Castro Alves, o “curso tem por objetivo compreendermos profundamente esse fenômeno social, que se mostrou não circunscrito à sociedade europeia das décadas de 20, 30 e 40 do século passado. Entender o fascismo é um passo fundamental para nos armarmos para a resistência”.

Foto: reprodução da internet

Programa do Curso: 

Aula 1 – Ovo da serpente: origens teóricas e históricas do fascismo
Ementa da aula: o fascismo não foi um fenômeno que brotou do nada, ele foi fruto de uma determinada circunstância histórica que deu condições para ascensão desse fenômeno. Esta aula pretende fazer uma análise dos fatos históricos da Itália das décadas de 30 e 40 e das origens teóricas e políticas do fascismo. 
Data: 09/06 (terça-feira) às 19h

Aula 2 – O Integralismo de ontem e hoje
Ementa da aula: o integralismo foi um dos primeiros movimentos organizados e de extrema direita no Brasil. Esta aula pretende apresentar uma breve história do integralismo da sua fundação até os dias de hoje. 
Data: 10/06 (quarta-feira) às 19h

Aula 3 – Fascismo e neofascismo no século XXI
Ementa da aula: é possível identificar, em plena aurora do século 21, a emergência de novas formas de fascismo? Que relação haveria entre os movimentos autocráticos do século 20 e as novas tendências de ultradireita que irrompem neste início de século, impulsionadas por uma das mais graves crises da história?
Data: 11/06 (quinta-feira) às 19h

Aula 4 – Lições de antiracismo para ser antifascista
Ementa: que relações podemos identificar entre  o fascismo e as várias expressões de racismo com as quais nos deparamos na vida cotidiana? 
Data: 12/06 (sexta-feira) as 19 horas

Aula 5 – Bolsonarismo e neofascismo
Ementa da aula: muito se discute sobre qual deve ser a caracterização do bolsonarismo. Esta aula pretende fazer uma profunda análise em amplos aspectos do bolsonarismo. Como nasceu, quais são suas principais linhas teóricas e políticas, quais suas formas de organização entre outras questões que constituem este fenômeno atual. 
Data: 15/06 (segunda-feira) às 14h

Aula 6 – Lições de fascismo e antifascismo
Ementa da aula: entender o fascismo é fundamental para que tiremos lições dele. Entender os movimentos antifascistas mais ainda. Este é o objetivo desta aula: aprofundar a análise sobre o fascismo e ver quais lições podemos tirar das experiências de resistência do passado.
Data: 16/06 (terça-feira) às 19h

Para inscrições e maiores informações através do link https://formacaocastroalves.com.br/

Deixe seu comentário:

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Assuntos Relacionados

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.