Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O Assistente Social tem um importante papel na desconstrução de paradigmas e preconceitos da sociedade para com as pessoas autistas.

Hoje se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril.

No Serviço Social, a luta anticapacitista é uma luta política assumida pelo Conjunto CFESS-CRESS na defesa dos direitos de todas as pessoas com deficiência, para além da categoria de assistentes sociais. 

Fotos: Rafael Werkema Créditos: Diogo Adjuto

Desafios prosseguem e o Serviço Social faz parte disso 

Pessoas autistas enfrentam diversas barreiras, inclusive, para ingressarem e se estabelecerem no mercado de trabalho.

Características comuns ao espectro autista, como a utilização de uma comunicação mais direta e a evitação do contato visual, podem ser interpretadas de forma negativa no contexto de uma entrevista de emprego ou mesmo no ambiente laboral, por exemplo. 
 
Por isso, é fundamental que assistentes sociais estejam sempre a par das temáticas que são objeto de intervenção profissional, a fim de atuar na direção dos princípios que regem o projeto ético-político profissional.

“A deficiência – conceito em que o autismo está incluído – é mais uma expressão da questão social e o Serviço Social possui compromisso com o combate às opressões sociais, entre elas o capacitismo (preconceito contra as pessoas com deficiência)”, completa a assistente social Lucia Paiva. 


Leia também

Autismo no Brasil: avanços e desafios

Espaços inclusivos e não exclusivos unem a sociedade

Conheça os direitos previdenciários dos autistas


A Resolução CFESS 992/2022 estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da(o) assistente social.

Essa normativa regulamenta os princípios II, VI e XI inscritos no Código de Ética Profissional. 

Assim, assistentes sociais, tendo um posicionamento crítico e interventivo na realidade, podem contribuir no espaço laboral, para a mediação das políticas sociais e, com base na sua dimensão investigativa, propiciar o reconhecimento das expressões da questão social ali presentes.  

Leia o artigo completo no site do CFESS.

Gostou? Compartilhe!

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Bloco Publicidade

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.