O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso) uniram-se para declarar apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa abolir a escala de trabalho 6×1 no Brasil.
A jornada 6×1, que exige seis dias consecutivos de trabalho com apenas um de folga, é considerada altamente desgastante e impacta negativamente diversas esferas da vida dos trabalhadores, como a convivência comunitária, o lazer e o tempo para descanso.
Essa configuração compromete o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, reduzindo a qualidade de vida dos profissionais.
A PEC, proposta pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), foi motivada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e está em discussão no cenário político.
Segundo as entidades do Serviço Social, a medida está alinhada à luta histórica pela redução da jornada de trabalho.
O movimento é o mesmo que impulsionou a conquista das 30 horas semanais para assistentes sociais, um direito já garantido por lei para a categoria e que, para as entidades, deveria ser estendido a todos os trabalhadores.
As entidades expressam seu apoio à PEC como parte do compromisso com a promoção de condições de trabalho dignas, reforçando que a luta por uma jornada justa é essencial para assegurar o bem-estar e a saúde dos trabalhadores em todas as áreas.
Leia a matéria na íntegra no site do CFESS.
Acompanhe notícias, novidades, concursos, processos seletivos e muito mais. Todas as novidades do Serviço Social você encontra aqui, no SESO Notícias. Siga nossos canais e acompanhe todas as novidades.