Meio Ambiente e Serviço Social

No último dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento de reflexão da relação entre Serviço Social e meio ambiente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No último dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e é importante pensarmos na relação entre Serviço Social e meio ambiente.

Sabendo que o assistente social atua nas refrações da questão social e a degradação do meio ambiente e suas consequências negativas refletem diretamente na piora das condições de vida para a população, então, é matéria de atuação e reflexão profissional.

Segundo a gestora ambiental Linda Dias, “a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente tem sua importância para pararmos e avaliarmos nossa conduta no tratamento em relação aos nossos recursos naturais.

Ultimamente nosso planeta tem sofrido grandes e graves agressões, como desmatamento, poluição , degradação de solo… entre outros. Chamo a atenção pra essa data em especial, sendo o momento importante e oportuno para avaliarmos o impacto ao qual tem sido causado.

A comemoração desta data foi instituído em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, também chamada de Conferência de Estocolmo, que reunia 113 países e 250 organizações não governamentais.


Em decorrência desta comemoração, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e estabeleceu 26 princípios e Planos de Ações que visavam a maior proteção do meio ambiente, que estão apresentados na Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente.

Foto: Igor Lima/ SEMCOM – PMQ

Dando seguimento a essa declaração, chegamos a um ponto na História onde temos que ajustar as ações em todo o mundo, com total atenção para as consequências ambientais, pois, seja por indiferença ou ignorância, nossas ações podem trazer danos irreversíveis ao meio ambiente em sua totalidade, onde nós mesmos seremos vitimados.

E com mais investimentos na ciência e em atitudes coerentes é possível que tenhamos uma vida com total sintonia junto ao meio ambiente, não só hoje mas, principalmente, para as gerações futuras.

A gestora acredita, ainda, que o/a Assistente Social pode fazer um diferencial na sua prática cotidiana junto à população ao realizar orientações e atividades diversificadas que tragam em seu bojo a discussão do que é, a importância e as consequências da destruição intermitente do meio ambiente para a população mundial.

Deixe seu comentário:

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Assuntos Relacionados

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.