OMS lança portal com indicadores globais sobre saúde e bem-estar de idosos

A Organização Mundial de Saúde lança portal com dados mundiais sobre saúde e bem-estar das pessoas idosas com objetivo de fortalecer a visibilidade deste público e criar ações para melhoria da sua qualidade de vida.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No dia 01 de Outubro, Dia Mundial da Pessoa Idosa, a OMS lançou o primeiro portal que reúne em um só lugar dados sobre indicadores globais para monitoramento da saúde e do bem-estar de pessoas com 60 anos ou mais.

Foto: Freepik

Há dados para indicadores como: porcentagem de idosos com 60 anos ou mais; expectativa de vida saudável aos 60 anos; principais causas de morte em pessoas idosas; prevalência de deficiências comuns, como perda de audição e visão.

E apresenta ainda, porcentagem de idosos recebendo cuidados de longa duração em instalações residenciais e em suas casas; e a porcentagem de pessoas idosas que vivem em um ambiente amigável para essa população.

Também estão incluídos indicadores para monitorar o progresso dos compromissos do governo para promover a saúde e o bem-estar dos idosos.

Os dados no portal são desagregados por idade, sexo e país para permitir uma compreensão abrangente das tendências em diferentes grupos populacionais e para gerenciar melhor o progresso em direção às metas globais.

Por meio de mapas, gráficos e tabelas, o portal oferece opções customizadas para visualização e análise dos dados.

Segundo a OMS, no final de 2020, os usuários do portal poderão criar perfis de país como antecedentes para realizar análises de situação e iniciar diálogos de política com as partes interessadas.

Os dados serão atualizados à medida que novas estimativas ou informações forem disponibilizadas.

Essas informações fortalecerão a visibilidade das questões relacionadas à saúde e ao bem-estar das pessoas idosas e, em última análise, devem ajudar a informar e impulsionar as políticas e planos nacionais de apoio ao envelhecimento saudável.

Clique aqui para acessar o Portal.

Fonte: OPAS/Brasil

Deixe seu comentário

Gostou? Compartilhe!

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Oportunidades

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.