Assistente Social indica… as mudanças no capitalismo e seu impacto para a classe trabalhadora

Nessa seção, o/a assistente social é convidado/a a indicar um livro de destaque na sua trajetória profissional. Hoje destacam-se os livros "O Privilégio da Servidão" e "Riqueza e miséria do trabalho no Brasil IV".
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assistente Social indica… livros é o espaço para o profissional destacar livros/ebooks na sua área de atuação e/ou de discussão e que considera necessários para um aprofundamento teórico e ético político profissional.

Nessa semana, convidamos Priscila Ambrozio Gonçalves, assistente social, especialista em Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica/PUC-Rio e mestre em Serviço Social/PUC-Rio.

Nesta semana, a temática dos livros indicados por Priscila ” O Privilégio da Servidão” e “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil IV” abordam o capitalismo, mundo do trabalho e seus rebatimentos para a classe trabalhadora.

O conjunto de reflexões que o autor Ricardo Antunes traz em sua obra “O privilégio da servidão”, não poderia tratar de forma mais esclarecedora nossas atuais condições de trabalho, que foram potencializadas no contexto da pandemia.

Ele traz a face não só do novo proletariado – o dito informal ou digital, do setor de serviços – mas reafirma a intensificação da exploração como produto do capitalismo, mais uma vez na nossa história, a história da classe trabalhadora.

Não obstante, a sua obra “Riqueza e miséria no Brasil IV” coaduna com a intensificação do trabalho digital, aborda debates sobre o adoecimento, como resultado latente desse processo, traz a questão de gênero, da imigração, como também dos sindicatos em seus desafios e resistências diante dos trabalhos de Call Centers.


Em suma, a leitura dessas obras se tornam indispensáveis a nós, trabalhadores e também, “novos proletariados” na era dos serviços.

“Este livro é um importante marco para o entendimento da relação entre capital e trabalho. Ricardo Antunes combina duas qualidades raramente presentes na mesma pessoa: uma visão clara da dinâmica de reestruturação do capitalismo global e um discernimento profundo do que essas mudanças significam para os trabalhadores. […]

Com humanidade e perspicácia, revela o impacto de tais mudanças sobre o bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores e demonstra como isso leva a novas formações de classe.” (Ursula Huws).

Link para o livro: Clique aqui


Veja todos os livros indicados: Assistente Social indica… livros


“Os autores deste livro iluminam as metamorfoses do trabalho contemporâneo e apontam a progressão dos retrocessos que atingem os trabalhadores, a natureza e a todos nós. Fundamentados em observações e pesquisas, realizam análises lúcidas e lançam um alerta sobre os danos à ética, à dignidade e à saúde.

É uma conclamação à responsabilidade e à ação coesa pela restauração dos sentidos – do trabalho e da própria vida.” (Edith Seligmann Silva)

Link do livro: Clique aqui

Deixe seu comentário:

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Assuntos Relacionados

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.