Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro e Avaliando o Bolsa Família: unificação, focalização e impactos

Nessa seção, são indicados livros importantes para o Serviço Social. Hoje os destaques são: "Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro" e "Avaliando o Bolsa Família: unificação, focalização e impactos".
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assistente Social indica… livros é o espaço para o/a profissional destacar livros/ebooks na sua área de atuação e/ou de discussão e que considera necessários para um aprofundamento teórico e ético político profissional.

Nesta semana, o profissional convidado é Itamar José da Silva, Assistente Social, Tutor, Pós graduado em Gestão Pública, Gestão em Saúde e pós graduando em Políticas Públicas e Projetos Sociais.

Em suas indicações, Itamar destaca temas necessários para debate profissional visando o fortalecimento da prática do/a assistente social.

O primeiro livro apresenta a discussão sobre o racismo e a cidadania das pessoas negras através da criação do conceito Afrocidadanização e no segundo livro, o foco é o processo de unificação dos programa de transferência de renda brasileiros, a focalização nas famílias pobres e extremamente pobres, dentre outras questões polêmicas.

Nessa semana, os livros indicados são: “Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro” e “Avaliando o Bolsa Família: unificação, focalização e impactos”.

Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro

No livro Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro, o professor Dr. Reinaldo Guimarães se destacou por trazer relatos narrados pelos alunos bolsistas da PUC-Rio em sua trajetória acadêmica para alcançar o sucesso.

O autor também relata a realidade das dificuldades vividas pelos alunos em permanecerem na universidade e a inserção no mercado de trabalho.

O livro nos convida a fazer uma reflexão sobre vários assuntos relevantes para ser discutidos na sociedade como: emprego, oportunidade, identidade racial, conhecimento, questão racial, superação, sucesso entre outros.

Uma entrevista que chama muito atenção no livro “foi quando um aluno do curso de direito foi até um escritório de direito levar o seu currículo para uma vaga de estágio em direito, chegando na portaria o estudante deixou o currículo na recepção, mas o mesmo esqueceu de colocar o número do telefone no currículo e ao voltar na recepção pediu o documento a recepcionista e quando foi colocar o número percebeu que estava escrito” “mulato”.

As entrevistas feitas pelo autor com os alunos da universidade com relatos emocionantes e ao mesmo tempo impactantes, por retratar da realidade vivida por eles na busca de uma formação e na tentativa de se firmar no mercado de trabalho para alcançar o tão sonhado sucesso.

O autor também relata a realidade das dificuldades vividas pelos alunos em permanecerem na universidade e a inserção no mercado de trabalho, o livro é uma ótima reflexão.

Link para o livro: Clique Aqui


Veja também: Projeto Ético Político e Exercício Profissional em Serviço Social e A Intersetorialidade na Agenda das Políticas Sociais

Veja também: Dicas de Livro: atualização profissional; assessoria e consultoria


Avaliando o Bolsa Família: unificação, focalização e impactos

Avaliando o Bolsa Família: unificação, focalização e impactos / Maria Ozanira da Silva (coord.), Valéria Ferreira Santos de Almeida Lima. – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014.

Este livro “Avaliando o Bolsa Família”, traz um debate em relação a transferência de renda especialmente o Programa Bolsa Família que na atualidade se faz de suma importância para a população que vive em vulnerabilidade social “com foco nas famílias pobres e extremamente pobres”.

É necessário fazer uma reflexão sobre a importância do Programa para as famílias vulneráveis inscritas no cadastro único do governo federal, pois muitos inscritos tiveram uma aprovação automática para receber o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00.

Sendo assim, deixo aqui a minha orientação para que as famílias se inscrevam e que os profissionais da assistência, cadastrem e orientes os usuários dos equipamentos para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios do governo.

Link para o livro: Clique Aqui

Deixe seu comentário:

redacao@sesonoticias.com.br

Sugestão de pauta

Assuntos Relacionados

Veja também

Siga nosso Telegram

Acompanhe notícias do Serviço Social de todo o Brasil.